Portal eSocial
Alterdata

Aqui, a sua empresa terá todas as informações necessárias para
ajudar você nesse grande desafio.

O que é o
eSocial?

O eSocial é um instrumento de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O objetivo é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em todo o território nacional.

Em outras palavras, o eSocial é uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega. Dessa forma, o profissional de RH pode enviar todas informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio.

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Cronograma eSocial

Fique atento aos prazos legais.

  • 01/2018 03/2018 05/2018 07/2018 01/2019
    Cadastros do
    empregador e tabelas
    Dados dos trabalhadores e
    seus vínculos com as empresas
    Folha de pagamento Substituição da GFIP
    (Guia de Informações à
    Previdência Social)
    e compensação cruzada
    Dados de segurança
    e saúde do trabalhador
  • 07/2018 09/2018 11/2018 01/2019 01/2019
    Cadastros do
    empregador e tabelas
    Dados dos trabalhadores e
    seus vínculos com as empresas
    Folha de pagamento Substituição da GFIP
    (Guia de Informações à
    Previdência Social)
    e compensação cruzada
    Dados de segurança
    e saúde do trabalhador
  • 01/2019 03/2019 05/2019 07/2019 07/2019
    Cadastros do
    empregador e tabelas
    Dados dos trabalhadores e
    seus vínculos com as empresas
    Folha de pagamento Substituição da GFIP
    (Guia de Informações à
    Previdência Social)
    e compensação cruzada
    Dados de segurança
    e saúde do trabalhador
*Empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões
**Inclusive micro, pequenas e MEI que tenha empregados

Acompanhe nossas
transmissões ao vivo

Confira todos dias, às 10h, nossas transmissões pela TV Alterdata. Tire suas dúvidas e venha aprender mais sobre o processo de adequação e descobrir como a solução Alterdata auxilia a sua empresa.

Minuto eSocial

Todas as terças e quintas serão disponibilizados vídeos curtos com conteúdo sobre o eSocial em nosso canal no Youtube para você se aprofundar ainda mais nesse tema.

Assistir

O Alterdata Pack oferece diversos recursos que podem e vão
facilitar a sua vida para atender ao eSocial.

Central eSocial

  1. Mapeamentos de campos obrigatórios
  2. Alteração dos campos em bloco
  3. Visualização das inconsistências e ajustes dos eventos enviados ao eSocial

Qualificação cadastral para
funcionários, sócios e autônomos

Agendamento para envio
automático dos eventos não
periódicos

O PackUp oferece a possibilidade de o cliente passar as informações importantes diretamente ao contador,
facilitando todo o processo:

  1. Cadastro de funcionários via web, com integração automática com o Departamento Pessoal
  2. Verificação online dos campos homologados ao eSocial
  3. Apontamentos de folhas individuais ou em planilhas integradas ao Departamento Pessoal
  4. Solicitação de aviso prévio e agendamento de férias online

Consultoria Pack Class

Nós oferecemos um treinamento bem dinâmico e rápido para você saber exatamente o que vai mudar na sua empresa com o eSocial.

A vantagem é que você ganha conhecimento sobre situações que já estão sendo vivenciadas em outras empresas, agregando valor e produtividade às rotinas do seu DP.

Garanta para sua equipe um treinamento prático com todas as principais situações que estão sendo enfrentadas na implantação do projeto.

Nossa consultoria Pack Class mostrará os principais pontos de impacto no Setor de DP e como a ferramenta da Alterdata te ajuda a entregar essa obrigatoriedade.

1ª Parte do Treinamento

  • - Conceito do eSocial
  • - Órgãos Integrantes
  • - Cenário Antes e Depois do eSocial
  • - Objetivo dos Órgãos
  • - Mudança de Paradigma
  • - Princípios do eSocial
  • - Unificação das Obrigações Acessórias
  • - Estrutura Operacional
  • - Eventos
  • - Lógica das Informações
  • - Envio dos Arquivos e Comprovante de Entrega
  • - Cronograma e Faseamento - Penalidades
  • - Consistência de Dados
  • - Situações Práticas
  • - DCTF Web e Recolhimento de Tributos e Contribuições

2ª Parte do Treinamento

  • - Módulo do eSocial (veja na prática)
*O serviço de consultoria Pack Class no momento está disponível para os clientes da Matriz (Teresópolis-RJ), Petrópolis e bases do Rio de Janeiro.

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11/07/2018 09:45 Leia Mais
Dúvidas
Frequentes

Ocorrência no Evento S-1000: 531 – A natureza jurídica informada é diferente da que consta no Sistema CNPJ da RFB. Regularize a situação.

Verificação deve ser feita em: Sistema PHD / Cadastro / Empresa / Selecionar a Empresa (Duplo clique) / Aba Complementar / Subaba Geral e, no campo Natureza Jurídica, deve estar informada a Natureza Jurídica correta da empresa.

Ocorrência no Evento S-1000: 541– Nome inválido.

Para o eSocial, o nome do responsável pela empresa deverá estar em conformidade com o nome na RFB, não contendo caracteres especiais e espaçamentos a mais entre os nomes. Nesse caso, é necessário acessar o cadastro do sócio em Sistema PHD / Cadastro / Sócios / Selecionar o Sócio (Duplo clique) / Cadastrar o nome do sócio.

Ocorrência no Evento S-1005: 371 – A Alíquota deverá ser compatível com o CNAE preponderante informado.

Deverá ser verificado no cadastro da empresa em Empresa / Empresa / Selecionar a empresa (Duplo Clique) / Campo Código RAT se as informações estão preenchidas corretamente de acordo com o CNAE informado no sistema PHD / Aba Cadastro / Empresas / Selecionar a Empresa (Duplo clique) / Aba Complementar / Subaba Geral, campo CNAE Fiscal. Verificar se o CNAE Fiscal está preenchido corretamente.

Ocorrência no Evento S-2200: O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório.

Para o eSocial, é necessária a informação do número de CPF para dependentes com idade superior a 12 anos. Nesse caso, é necessário acessar a Aba Funcionário / Dependente, ou através do Cadastro do Funcionário / Ícone Dependente / Aba Geral, e informar o CPF do dependente.

Ocorrência no Evento S-2200: 512 – Número do CEP inválido.

É necessário acessar o cadastro do funcionário em Funcionário / Funcionário, selecionar o funcionário / Aba Dados Cadastrais / Subaba Geral, e preencher um CEP válido, bem como as demais informações do endereço do funcionário.

Certificado Digital Offline: ao enviar a carga inicial, o processo não é concluído.

É necessário que o Certificado Digital esteja online para realizar o envio ao eSocial. Nesse caso, é necessário acessar a Aba Central eSocial / Certificados, onde serão demonstrados os certificados que estão online e offline.

Ocorrência no Evento S-2200: 175 – Nome do trabalhador está diferente do valor encontrado no Sistema da RFB. Valor no Sistema= XXX (Nome do Funcionário).

Para o eSocial, o nome do funcionário deve estar exatamente igual ao nome que consta no site da Receita Federal, inclusive a acentuação. Nesse caso, será necessário acessar o cadastro do funcionário em Funcionário / Funcionário, cadastrar o nome de acordo com o site da RFB.

Ocorrência no Evento S-2200: 1 – Campo de preenchimento obrigatório: Município.

O código do IBGE do município de nascimento do funcionário deve ser levado no eSocial. Nesse caso, é necessário acessar o cadastro do funcionário em Funcionário / Funcionário / Selecionar o Funcionário / Aba Dados Contratuais / Subaba Informações Complementares, e preencher o campo “Cód. IBGE”.

Ocorrência no evento S-1005 retorna com a mensagem: 537 - Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação (chave) em período de vigência conflitante com o período informado no registro atual.

O tomador possuía o mesmo CNPJ da empresa, e como a chave para envio é o CNPJ e este já foi enviado, ocorre a mensagem de duplicidade de informações.

Empresa com o CNAE 47512-01 vinculado no cadastro. Na RFB o CNAE consta como correto, porém, ao enviar a carga inicial ocorre a mensagem de erro: 243 - CNAE Inválido.

Segundo o Manual do eSocial (versão a partir 2.4.01), para preenchimento do CNAE, deverá ser utilizado como orientação o Anexo V do Regulamento da Previdência Social. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm).

Ocorrência no evento S-1005 dos departamentos tomadores: 407 - O CNPJ informado deve possuir raiz igual ao CNPJ que consta no registro de abertura. O erro ocorre devido ao tipo de lotação informado no cadastro do departamento tomador.

Caso o departamento possua o tipo de lotação 01, 02 ou 25, o CNPJ informado no cadastro deve ser um CNPJ com a 'raiz' (8 primeiros dígitos do CNPJ) compatível com o da empresa, pois esse tipo de lotação é caracterizado por obra própria da empresa. Caso não seja o caso de ser obra própria, o cliente deve alterar o tipo de lotação para que leve as informações do departamento no S-1020.

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