Novidades para o eSocial

Gerente do eSocial: Seu novo aliado no Departamento Pessoal

O eSocial trará profundas mudanças na operação do Departamento Pessoal. Para que você possa iniciar os preparativos para este novo modo de trabalho e para a carga inicial de dados que deve ser enviada ao Governo, a Alterdata criou um aliado para sua empresa: o Gerente Eletrônico do eSocial.

O Gerente Eletrônico do eSocial lhe informará o % de ajustes que precisa ser feito nos cadastros de colaboradores de cada empresa, para que você tenha certeza de que tudo está pronto, na hora de enviar a carga inicial para o Governo.

O Gerente Eletrônico do eSocial verificará os seguintes campos no cadastro da empresa:

  • Razão Social
  • Classificação Tributária
  • Natureza Jurídica
  • CNAE
  • Informação de Cooperativa
  • Alíquota RAT
  • Alíquota FAP
  • Aba FGTS - Débito Automático
  • Banco
  • Agência
  • Tipo de conta
  • Número da Conta

Além de verificar os campos acima, o Gerente Eletrônico do eSocial também alertará caso no horário cadastrado para o colaborador não estiver informado o horário de saída do mesmo.

No cadastro de Departamentos, o Gerente Eletrônico o alertará, caso o CNPJ/CPF não esteja informado.

Assista no vídeo abaixo com o Gerente Eletrônico do eSocial pode lhe ajudar a enfrentar este novo desafio!

Novos campos para o registro do Cadastro de Autônomos e Contribuintes conforme exigência do registro S-2600 eSocial

Para atender corretamente as exigências deste novo registro, foram necessários ajustes no cadastro de Autônomos e Contribuintes. Clique aqui para ver o que mudou (sugiro colocar uma opção para o texto abaixo aparecer apenas se a pessoa clicar )

1. Para facilitar o cadastramento, foi criada a aba "Documentos", onde você encontrará as seguintes informações: CPF, Identidade e Órgão Emissor, CNH e CTPS.

Aba Dados Cadastrais:

2. O campo "Sexo do Trabalhador" agora conta com duas opções para você selecionar: masculino e feminino

3. Foi incluso o campo Cor/Raça, com uma lista de opções para você escolher conforme as indicadas no projeto do eSocial.

4. Os campos Estado Civil e Grau de Instrução também contam com uma lista de opções para você escolher de acordo com a tabela do eSocial.

5. Foi criado o campo "Município de Nascimento". Neste campo, você poderá localizar usando a lupa o código do município de nascimento do profissional. Seguindo esta mesma linha, foram criados os campos "UF de Nascimento", "País de Nascimento" e "País de Nacionalidade".

6. Para simplificar o cadastramento, foi criado um agrupamento chamado "Filiação", onde você poderá cadastrar o nome do pai e da mãe do profissional.

7. O agrupamento "Endereço" foi refeito. Neste sentido:

  • Foram inclusos o campo "Logradouro" de acordo com a tabela "Tipos de Logradouro" do eSocial.
  • Foi criado o campo "País"
  • Foi criado o campo "Código Postal" que será habilitado caso o país seja diferente de Brasil.

8. Informações da Casa Própria: conforme exigência do eSocial, será necessário informar se o profissional possui imóvel próprio. Neste sentido, foram criados os campos necessários para este preenchimento, incluindo a opção de marcar se o imóvel é próprio e se foi adiquirido com recursos do FGTS.

9. No caso de estrangeiros, o eSocial exige que seja informada a data de chegada ao país. Foi criado campo para este fim.

10. Caso o estrangeiro seja naturalizado, esta informação também deverá contar no cadastro. Por este motivo, foi criado o campo "Data Naturalização", que será habilitado caso o profissional seja estrangeiro.

11. Ainda no caso de estrangeiros, também será necessário informar se a pessoa é casada com brasileiro e se possui filhos com brasileiros. Foram criados campos específicos para esta informação.

12. Foi criado o campo "Deficiência" para indicar se o profissional possui alguma deficiência e as opções para seleção. Também foi criado a opção para indicar se a pessoa foi reabilitada.

13. Para cadastrar dependentes, agora é possível clicar no ícone ao lado da opção "Número de Dependentes" e cadastrá-lo diretamente deste local. As opções de "Tipo de Dependentes" também foram alteradas para adequarem-se às opções disponíveis no eSocial.

14. No caso de Contribuintes Individuais, foi incluso o campo "início". No caso de sócio, este campo buscará a data de admissão informada no vínculo do sócio à empresa, que está informada no PHD.

Aba Dados Complementares:

15. Foi criado um novo agrupamento para o FGTS, que conta com campos para indicar se a pessoa é optante do FGTS (para trabalhador admitido a partir de 04/10/1988) e para indicar a data da opção.

16. Incluso o agrupamento "Dirigente Sindical", com os seguintes campos: categoria Origem, CNPJ empresa de origem, admissão e matrícula.

Aba Informações Bancárias:

17. Antes do campo "Conta Corrente" agora com você dispõe das opções “Conta Corrente” e “Conta Poupança”

Alterações para novas exigências do eSocial relativas a estagiários:

Para atender às informações que o eSocial exige para cadastramento de estagiários, foram feitas as seguintes alterações:

No Cadastro de Funcionários, quando você cadastrar a categoria "00 – Estagiário" o sistema habiliará a sub aba Estágio, para que sejam informados os dados adicionais:

1. Natureza do Estágio: ( ) Obrigatório ( ) Não obrigatório

2. Nível: Fundamental/ Médio/ Formação Profissional/Superior

3. Área de Atuação

4. Número Apólice(para indicar o número da apólice de seguro)

5. Data Término

6. Instituição de Ensino: CNPJ da Instituição de Ensino/ Nome/ Endereço

7. Agente de Integração: CNPJ do Agente de Integração / Nome/ Endereço

8. Coordenador de Estágio: CPF/ Nome (posição 167, campo nome Coordenador)

Novo cadastro de atestados para atender à exigência do eSocial:

Para atender à geração S-2100 do eSocial, será necessário preencher as informações relativas ao atestado de saúde ocupacional do funcionário. Para tal, adicionamos o ícone “Informações do Atestado de Saúde Ocupacional” ao lado do campo “Vencimento Atestado”. Lá você poderá informar os dados necessários como a data do atestado, o médico responsável, CRM e UF do médico e os exames efetuados. 

Interface

Novas telas do PACK DP. Percebeu a diferença?

A equipe de desenvolvimento e a equipe de design da Alterdata juntaram esforços para refinar a aparência do sistema e tornar mais prático e intuitivo o seu uso.

Agora, as tarefas do Departamento Pessoal estão separadas em guias, para que você encontre ali de maneira rápida e fácil o que precisa.

Por exemplo, ao selecionar a aba "Férias" poderá observar que todas as ferramentas necessárias para você gerar as férias com tranquilidades estarão dispostas uma ao lado da outra, com ícones que ficam mais fáceis de memorizar.

Além disso, na parte superior direita da tela você dispõe de uma ferramenta de pesquisa. Sempre que precisar encontrar um determinado recurso, é só escrever o nome do que procura neste campo e ele lhe indicará todos os pontos no sistema que se referem àquele assunto.

Experimente hoje mesmo a nova interface do Departamento Pessoal da Alterdata!

Quando entrar pela primeira vez no sistema com o seu usuário e senha estaremos esperando você, com um vídeo para guiá-lo nestas modificações que foram feitas na interface do sistema.

Gerente Eletrônico e a Base de Conhecimento diretamente da tela principal do sistema

Você já deve conhecer o Gerente Eletrônico Alterdata, aquele aliado que lhe informa sobre obrigações e pendências que podem gerar custos ou multas para seus clientes.

E já deve ter ouvido falar da Base de Conhecimento, o banco de dados da Alterdata recheado com perguntas e respostas para você encontrar o que precisa com facilidade e rapidez.

Agora você pode acessar estes dois módulos diretamente da tela inicial do sistema. Mais praticidade para o seu dia a dia!

Inovações

Geração de Guias do DARF com Código de Barras: muito mais agilidade para você

Quer imprimir a guia com o código de barras? Agora o sistema busca este código diretamente do site da Receita Federal. Para isso, basta selecionar a opção “Gerar Guia com Código de Barras".

É necessário ter acesso à internet para que o código de barras seja gerado.

Caso a guia de DARF tiver juros e /ou multa o código de barras não será gerado.

Liberdade de escolha: faça lançamentos em minutos ou em horas – como você preferir!

Nas telas de lançamentos você encontra o botão “Alternar lançamento de minutos para horas”. Assim, quando realizar o lançamento de uma hora extra, por exemplo, não precisa mais converter o total de horas em minutos para então lançar no sistema. Poderá informar 2 horas e 30 min, por exemplo. E vice versa.

Sua empresa gasta horas de trabalho no processamento de rescisões coletivas?

Economize! Processe centenas de rescisões rapidamente. Com a rescisão coletiva da Alterdata você dispõe do cálculo automático nos valores rescisórios e ainda pode anular o processo antes de concluí-lo, caso deseje apenas uma simulação.

Facilite a rescisão: consulta de saldo direto do sistema da Caixa Econômica Federal!

Acabe com as consultas de saldos de FGTS no site da CEF. O sistema Alterdata consulta automaticamente e informa o valor diretamente na tela de rescisão.

Eliminamos o cadastramento de tabelas mensalmente no Departamento Pessoal.

A tabela cadastrada em um determinado mês pode ser utilizada em todos os processamentos posteriores.

Por exemplo, se a folha for processada no mês 08/2013 com as tabelas cadastradas nos seguintes meses: INSS em 07/2013, Salário família em 06/2013, Salário Mínimo em 06/2013 e IRRF 01/2013 o sistema informará:

“Vigência inicial das tabelas utilizadas no cálculo: INSS:07/2013 Salário Família: 06/2013 Salário Mínimo:06/2013 IRRF Competência:01/2013 IRRF Caixa:01/2013”

Férias Coletivas no Final do Ano? O sistema desconsidera 25/12 e 01/01 em seus cálculos!

Simples assim: basta selecionar a opção “Desconsiderar os dias 25/12 e 01/01 no processamento das Férias Coletivas” para que o sistema desconsidere estas duas datas no total de dias de férias.

Rotina de Férias mais Simples na Integração Ponto Eletrônico e Departamento Pessoal Alterdata.

Para os clientes que usam o ponto eletrônico da Alterdata integrado ao Departamento Pessoal, segue mais uma facilidade:

Quando o colaborador tem férias cadastradas do Departamento Pessoal, o sistema automaticamente lança no Ponto Eletrônico a justificativa de que a pessoa está de férias.

Controle de Empréstimos muito mais seguro e prático

Acabe com controles paralelos de empréstimos. Agora é possível informar o valor disponibilizado no Departamento Pessoal. Uma vez indicado o valor no cadastro do funcionário, o sistema considerará os descontos na folha de pagamento ou na rescisão.

Precisa visualizar os cálculos de INSS Folha quanto há folha e férias processadas no mesmo mês? Use as notas autoadevisas!

Basta clicar na nota autoadesiva para visualizar as informações nos seguintes casos:

• Quando trabalhar com a configuração INSS por Data Base • Quando a soma das bases de Folha e Férias atingir o teto da tabela de INSS cadastrada no sistema • Quando o processo for semanal ou quinzenal.

Relatórios

Melhoria no relatório de Escala de Revezamento

Para melhorar a aparência este relatório, ao invés do número de colunas fixas para cada mês, o sistema ajusta o número de colunas de acordo com o total de semanas no mês selecionado.

Relatórios de Rescisão: mais praticidade na escolha de quem assinará o Termo de Rescisão.

Agora é possível selecionar, no relatório de rescisão, o sócio vinculado à empresa que assinará o termo, o preposto cadastrado para a empresa ou ainda deixar esta informação em branco. Você também dispõe da opção de selecionar um colaborador dentre a lista de funcionários da empresa.

Folha de Adiantamento: Opção para omitir funcionários com valores zerados

O Pack Alterdata por padrão lista na folha de adiantamento todos os colaboradores, inclusive os com valores zerados. A partir das novas versões você tem a opção de omitir aqueles sem valores de adiantamento e listar apenas aqueles que usufruíram deste benefício.

Relatório de Provisão com cálculo do PIS sobre Folha.

Nos relatórios de provisão de Décimo e de Férias o sistema verifica se a empresa está configurada para emitir o DARF de PIS sobre a Folha. Nestes casos, o relatório informará o valor do desconto deste imposto.

Tem diversas empresas e realiza transferência de colaboradores entre elas?

Visualize, por empresa e período, as transferências de funcionários realizadas. O filtro poderá ser feito por Empresa Origem ou Destino e também poderá efetuar pesquisa por CPF.

Precisa conferir os valores calculados pelo sistema? Confira esta nova ferramenta!

A opção “Memória de Cálculo”, no módulo “Consultas/Acumulados” descreve de maneira completa das variáveis utilizadas no processamento.

Quer saber rapidamente quais empresas estão vinculadas a quais sindicatos?

Utilize o novo relatório por empresa em Tabelas /Sindicatos /Relatórios. Neste relatório o sistema lhe informa quais empresas estão vinculadas a quais sindicatos.

Precisa reprocessar a folha de uma empresa e quer fazê-lo com facilidade?

Com o novo controle do Pack Alterdata, quando é identificado processo no período o sistema lhe alerta e você pode escolher dentre estas três opções:

• Reprocessar – anula o processamento que foi identificado no mesmo período e recalcula. • Ignorar já processados – ignora os funcionários que possuem processo e calcula restante. • Abortar – Aborta o processo  

Cadastros

Novo acesso ao cadastro de Sindicatos. Ficou mais fácil!

Conforme solicitado por vários clientes da Alterdata, o acesso ao cadastro de sindicatos foi alterado. Agora, você poderá acessá-lo da aba “Empresa” ou da aba “funcionários”.