Notícias

Sua empresa trabalha com vendas para estados (UF) diferentes da origem de sua empresa?

Por Suporte Alterdata| jan 04, 2016
Prezado cliente,

A partir de 1º de janeiro de 2016 o cálculo do ICMS para vendas interestaduais, quer seja para consumidor final contribuinte, quer seja para não contribuinte, mudará. Em consequência, todas as regras de cálculo do DIFAL (Diferencial de alíquota) também mudarão. Se sua empresa faz vendas interestaduais para este tipo de cliente, ela será diretamente impactada!

A emenda constitucional 87/2015, determina que nos casos acima a alíquota a ser aplicada neste tipo de operação seja sempre a interestadual. Além disso, mudaram também as regras sobre a responsabilidade do recolhimento do diferencial de alíquota resultante destas operações, bem como o Estado da federação que terá direito ao DIFAL.

No que tange à emissão de notas fiscais eletrônicas, as alterações acima já foram implementadas no layout da mesma e novas regras de validação rejeitarão notas que não estiverem de acordo, já a partir do primeiro dia de 2016.

Em resumo: Caso sua empresa realize operações interestaduais que se enquadrem nas regras acima e a versão do WSHOP que se encontra no topo do sistema esteja inferior à 6.1317, pedimos que mantenha contato imediato com o setor de suporte do Alterdata SHOP, através do chat na nossa página (www.alterdata.com.br) ou do telefone 4009-9999, para proceder com a atualização.

Observação: Para mais informações sobre as alterações legais citadas acima, pedimos que entre em contato com o seu contador.