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SPED ECF – Tire suas Dúvidas

Por Suporte Alterdata| ago 03, 2015
1 – O que é o SPED ECF?

R: 
A ECF é uma declaração digital composta principalmente das informações relativas à apuração do IRPJ e da CSLL. É uma das etapas do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que tem como um dos objetivos promover a integração dos fiscos, por meio de um padrão definido para o compartilhamento das informações contábeis e fiscais.
Esta nova obrigação foi implantada com o intuito de substituir a DIPJ e contém um número muito maior de dados, facilitando os processos de fiscalização.

2 – Quais empresas estão obrigadas a gerar o SPED ECF ?

R: Todas as empresas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Arbitrado ou Lucro Presumido, deverão fazer a entrega da ECF, exceto:
 
I - Empresas do Simples Nacional;
II - Órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas;
III - Empresas Inativas;
IV - Empresas Imunes e Isentas que não estiveram obrigadas à entrega do Sped
Contribuições no ano anterior.


3 -  Qual o prazo de entrega do SPED ECF?
R: O prazo para a entrega da declaração é o último dia útil do mês de setembro, ou seja, até ás 23h59m do dia 30/09/2015.

Nesta declaração devem conter as informações pertinentes ao ano-base 2014.

4 – Para qual tipo de empresas o sistema da Alterdata gerará o arquivo do ECF?
R:   O sistema Contábil da Alterdata contemplará a geração do arquivo SPED ECF para as seguintes empresas:
  • PJ em geral
  • PJ em Geral – Lucro Presumido
 
ATENÇÃO!! Não iremos contemplar a geração do arquivo para os seguintes ramos: Financeiras, Seguradoras, Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Partidos Políticos.

6 –  Qual será o validador utilizado para a importação do SPED ECF?
R:   O SPED ECF possui um validador específico e este fica disponível no portal da RFB através do link:

http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/ecf/download.htm
 
7 –  Quais configurações posso adiantar no meu sistema contábil para a geração do SPED ECF?

R:  Para correta validação do SPED ECF será necessário efetuar a vinculação das contas referenciais de acordo com plano referencial da RFB.

Não deixe esse procedimento para a última hora! Você pode verificar o passo a passo de como efetuar o processo acessando aqui.

8 – Quais arquivos preciso separar para a correta importação do SPED ECF?
R: O SPED ECF tem uma ligação direta com o SPED Contábil entregue para o ano-base 2014, portanto, para compor alguns registros e para que ocorra a correta validação do ECF, será necessário importar no PVA do ECF o SPED Contábil já enviado.

Fique atento!

Não será possível gerar um novo SPED Contábil no sistema, só será aceito no PVA do SPED ECF o arquivo do SPED enviado e que está devidamente assinado pelo PVA da Receita.

Sendo assim, separe em sua máquina os arquivos enviados, pois estes serão fundamentais para a correta validação do ECF.