Notícias sobre o eSocial


Prefeitura Municipal passa a fazer parte do eSocial

Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Marilí Martendal) / Jornal de Blumenau| abr 15, 2014
Objetivo é unificar o envio de informações pelo empregador em relação ao empregado

Município organizou um treinamento para um grupo de 39 servidores envolvidos com as rotinas de gestão de pessoas da Prefeitura de Blumenau, suas autarquias e fundações
Foto: Divulgação/PMB

A Prefeitura de Blumenau passa a fazer parte do eSocial, um projeto do Governo Federal que tem a finalidade de unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A iniciativa elimina uma série de informativos enviados atualmente pelas empresas a vários setores do governo, como a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a Relação Anual de Informações Sociais, a Guia da Previdência Social e a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.

Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais sobre qualquer forma de trabalho contratada no Brasil fazem parte do eSocial. O projeto abrange, além da escrituração da folha de pagamento, a contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, horários, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, entre outros que passam a ser enviados ao governo para um único repositório digital.

O eSocial não trata apenas de uma atualização de sistema. É a revisão de rotinas, fluxos e processos. Para esclarecer melhor sobre o eSocial, na última terça-feira, dia 8, as secretarias de Administração e Gestão Governamental organizaram treinamento para um grupo de 39 servidores envolvidos com as rotinas de gestão de pessoas da Prefeitura de Blumenau, suas autarquias e fundações. A palestrante foi a consultora de RH especializada em rotina e legislação trabalhista, Anelore Tolardo, a principal palestrante sobre o eSocial.